| Página Principal | Serviço Atendimento ao Cliente | Webmail | Acesso Restrito   
 
Tecnologia: imposto poderá ser cobrado pela quilometragem
Fonte: autoestrada
 

A tecnologia poderá levar a uma importante mudança no futuro: a cobrança de impostos e outras tarifas de acordo com a quilometragem percorrida pelos carros. A idéia começa a ser debatida nos Estados Unidos e na Europa e já está sendo experimentada por algumas seguradoras em países europeus.
Nos Estados Unidos, boa parte dos impostos destinados à manutenção de ruas e estradas é arrecadada através do consumo de combustíveis. Uma preocupação das autoridades é perder arrecadação com a disseminação dos veículos híbridos, que consomem pouca gasolina, e elétricos, que jamais visitam postos para abastecer.

A tecnologia do GPS já permite monitorar remotamente as distâncias percorridas pelos automóveis e está sendo usada na experiência das seguradoras. Ela possibilita até mesmo saber o horário de circulação e as áreas percorridas, o que influencia no valor do seguro. No caso de impostos, poderia ser usada também para desencorajar a circulação nas áreas mais congestionadas, como o centro das cidades, em determinados horários.

Proposta em estudo - O estado americano do Oregon estuda uma proposta que prevê a cobrança de 0,85 centavos de dólar por milha percorrida, válida até 2015. O valor seria posteriormente ajustado, atingindo US$ 0,0185 por milha em 2018, quantia próxima à gasta atualmente pelos americanos através dos impostos ao comprar gasolina, que é de aproximadamente US$ 0,02 por milha em carros consumindo em torno de 10,6 km/l.

 

© Copyright 2004-2024 NETGEVER